segunda-feira, 20 de junho de 2011

SEMANA DE QUÍMICA


O dia 18/06 é o dia do Químico! E, para comemorar essa data, no período de 13 a 18 de junho foi realizada a Semana de Química com o tema “Química para um mundo melhor”, organizada pelos Centros Acadêmicos e Departamentos dos Cursos de Química da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI, apoiados pelo Conselho Regional de Química (CRQ-PI) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ-PI).
A organização da Semana montou uma programação com palestras e mesas redondas abordando temas variados. Vale ressaltar a preocupação com a interdisciplinaridade, mostrando aos graduandos e profissionais que a Química não é uma ciência isolada. No ciclo de palestras havia químicos, farmacêuticos, agrônomos que mostraram essa correlação entre áreas.
O ciclo de palestras aconteceu nos três primeiros dias do evento e, no quarto dia, houve uma Feira de Ciências e a Apresentação em Painel dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina Química e Educação Ambiental 2011.1 (Prof. Dra. Rosa Lina) realizada no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí. O dia (17) foi bastante produtivo, uma vez que a participação de alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas Públicas e Partículas do Piauí e Maranhão e ainda estudantes universitários estiveram presentes no evento. Fui (Haroldo) testemunha de um depoimento de uma professora (Química) de uma escola do Estado do Maranhão: “como não temos laboratório, nem material, eu tento fazer experimentos simples em sala de aula. Uma feira como essa é muito importante. Quando fiquei sabendo, comuniquei para uns vinte alunos, hoje (17/06), apareceram mais de trinta para vir”. Bom, acho que essas palavras por si só mostram que iniciativas como essa da Semana de Química é importante para integralizar/aproximar o estudante de nível fundamental e médio cada vez mais para nossas Instituições de Ensino Superior Públicas. Os alunos da disciplina Química e Educação Ambiental, fomos convidados para expor nossos painéis na abertura do segundo semestre letivo de uma escola pública estadual do município de Teresina, o que mostra também o interesse dos presentes para as questões ambientais levantadas na apresentação de cada painel. A comemoração teve encerramento no dia 18 com torneio de futebol, disputado entre equipes das três Instituições e uma equipe de professores, e feijoada na ADUFPI.











Nenhum comentário:

Postar um comentário